sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Heyoan

No bairro: Santa efigênia – em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais – Em frente ao batalhão da polícia militar, o vento falou comigo. Não que, ele nunca houvesse deferido uma palavra a minha pessoa, antes. Desde cedo, venho contemplando à natureza e me deparando com diversas formas de expressões que, o universo, tenta nos fazer sentir/refletir a sua grandeza.


Quem não ficou muito satisfeito, de início, foram as persianas da sala onde trabalho. O vento que, através das indefesas persianas, me contava algo prazeroso e rico. Acabava por arremessar violentamente às pobres contra/ sobre o beiral diante a janela.



O sol todo pomposo refletindo-se através do caderno à minha direita. O som que se espalha em meus ouvidos (João Gilberto - LP Amoroso - Álbum Completo), como uma serenata direcionada a uma bela dama, no alto de um prédio qualquer no centro da cidade. Eu seria um tremendo canalha se, me atrevesse a fazer o download deste belo trabalho e não retribuir com nada para seus respectivos autores. Portanto, me contento com o Youtube – ferramenta esta que me proporciona tal sensação no dia de hoje.



Amor, paz, aconchego ou serenidade talvez. Eu não quero me focar no que sinto agora, deixo esta característica primitiva para quando eu estiver menos ocupado. Agora eu estou me deliciando com esta/essa (me atrevo a colocar um ‘s’, para mencionar a pluralidade), emoção! Por gentileza, me deixe assim.



Logo, fui surpreendido! Pois essa realidade mágica havia desaparecido - ou melhor, dizendo: transformada. Agora me perco em meu teclado e um sistema comum, onde o sol já se expandiu e neste momento posso notá-lo ainda mais. Ainda na companhia de um belíssimo álbum, que também sofreu uma alquimia e agora é chamado: Stan Getz & João Gilberto - Getz/Gilberto (1963), outro clássico.



Devo salientar que, é a primeira vez que tenho o prazer de curtir essas belas canções. Musicas quê, me alimenta a alma e enriquece minha cultura. Pois como um brasileiro que sou, tinha a mania de criticar o meu país! Porém, eu não me dava o trabalho de extrair o melhor que nele há. Tudo isso, graças a uma cantora, também queridíssima: Blubell. Esta que é uma das vozes contemporâneas que tive o prazer de conhecer! E que citou, o primeiro álbum acima, no programa Cultura Livre.



E assim vou tomando impulso para alcançar voos mais altos. O universo querendo ser notado e fazendo aquele milagre de nos contar que também fazemos parte deste. E que, ao invés de pensarmos em partes, separações, nomenclaturas enfim. Talvez devêssemos prestar atenção no todo. E levantar a persiana, para que o vento (assim como os demais) possa transitar livremente. Finalizando com mais uma indicação de musica: William Roberto - É noite, que me trás uma das melhores nostalgias na qual já vivi – até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escravo / Agiota do séc. XXI

Venha que preciso te alertar sobre o real motivo de estarmos aqui. Vários vieram antes de mim, e é possível que após Ele me dar cabo, terão ...